Para que serve o Piso Tátil de Alerta


Nos últimos anos o setor da construção civil se deparou com um novo elemento em suas edificações que ainda causa muita dúvida entre arquitetos, engenheiros, construtores e principalmente os usuários: O piso tátil!

Certamente alguns de vocês já ouviram algumas expressões como por exemplo: “ As pessoas vão tropeçar nessas bolinhas”, ou “Esse piso vai deixar meu ambiente feio”!

Mas para que serve o piso tátil de alerta? Ele é obrigatório?

Para responder, vamos imaginar uma pessoa idosa, com 70 anos, que eu prefiro chamar de pessoa sênior, caminhando pelo corredor de um Shopping Center, que foi construído com um lindo piso de mármore branco, polido e brilhante.

A pessoa está atenta às cores vibrantes nas vitrines das lojas, procurando um presente para dar ao seu neto no dia das crianças.

Neste exato momento, logo ali à frente, há uma escada com os degraus revestidos na mesma cor do piso do Shopping, com um guarda corpo de vidro transparente e corrimãos de aço inox.

“Eu gosto muito desses acabamentos!”

Mas você já deve ter conseguido imaginar que um grave acidente está prestes a ocorrer se a pessoa não avisada da escada à sua frente! Só que não há ninguém para avisá-la pois estão todos atentos aos produtos coloridos das vitrines das lojas e nos grandes cartazes indicando ótimas ofertas e descontos imperdíveis!

Pronto! Com essa breve história podemos começar a explicar a principal função do piso tátil que é a de evitar acidentes.

O piso tátil com as “bolinhas” é tecnicamente chamado de piso tátil de alerta e sua principal função é sinalizar desníveis para evitar acidentes.

Sabendo disso, conseguimos agora compreender onde o piso tátil de alerta deve ser instalado, como por exemplo no início e no final das escadas, rampas, degraus isolados e contornando a projeção dos objetos suspensos como os extintores fixados nas paredes.

O piso tátil de alerta é um elemento essencial na edificação para garantir a autonomia e a segurança das pessoas no uso dos ambientes.