5 itens para uma Casa livre de Obstáculos


O conceito de velhice, de terceira idade e a visão que nós temos a respeito da pessoa idosa tem mudado radicalmente nos últimos anos.


Os números do IBGE são impressionantes quando mostram que o Brasil tem hoje mais de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos e que mais de 4 milhões de pessoas idosas moram sozinhas em seus lares!


Mas não moram sozinhas porque estão abandonados por seus familiares, e sim, porque desejam estar sozinhas, desejam ter a liberdade que construíram e almejam ao longo da vida.


E vem cá: Você sabe me dizer o que a pessoa idosa deseja ao envelhecer?


Em minhas pesquisas recentes sobre envelhecimento saudável eu descobri que elas desejam continuar sendo úteis e ter significado!


Incrível isso, não? Mulheres querem liberdade e homens querem aconchego e o caminho para se ter um envelhecimento saudável é continuar tendo planos e projetos de vida.


O envelhecimento saudável acontece principalmente com homens e mulheres que têm planos de vida.


E na minha opinião e nos meus estudos, esses planos de vida maravilhosos que as pessoas nutrem na terceira idade estão diretamente associados ao que a área da gerontologia define por capacidade de continuar fazendo suas atividades da vida diária, ou “AVD”, que são as tarefas básicas de autocuidado, parecidas com as habilidades que aprendemos na infância como por exemplo tomar banho, vest