Acessibilidade é garantir acesso a todos.

October 16, 2017

Eduardo Ronchetti de Castro

Por: Viviane Massi - Polo Casa e Arte

Acesse aqui o link do Polo Casa & Arte

 

Em 11 de outubro, comemora-se o Dia da Pessoa com Deficiência Física, trazendo novamente à tona a discussão sobre a acessibilidade em projetos públicos e privados. Tivemos uma longa conversa com um dos maiores especialistas no assunto, Eduardo Ronchetti, que já realizou mais de 300 projetos de acessibilidade. Ronchetti é reconhecido por ter criado a primeira empresa de arquitetura no Brasil, especializada em projetos e laudos de acessibilidade, chamada Mobilidade Arquitetura, e que até hoje realiza a adaptação de espaços públicos e privados para o acesso e uso de pessoas com deficiência. Nos dias 8 e 9 de dezembro, ele vai ministrar um curso em São Paulo sobre Acessibilidade Aplicada. Leia a entrevista a seguir

.

Revista Polo Casa & Arte: Como surgiu o seu interesse pelo tema acessibilidade? O que motivou você a pesquisar e se dedicar ao assunto?

 

Eduardo Ronchetti: Durante a Faculdade de Arquitetura, em 2000, observei a falta de formação dos alunos em relação à acessibilidade. Organizei o Projeto Mobilidade juntamente com o Diretório Acadêmico e a Diretoria da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e realizamos um seminário com vivência pelo bairro para 50 alunos de arquitetura e 50 de psicologia. Eles circularam com cadeira de rodas, olhos vendados e muletas. Após essa vivência, todos puderam verificar a necessidade de se ter espaços e ambientes mais bem preparados para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

 

PC&A: A arquitetura moderna privilegia a acessibilidade?

 

Ronchetti: A acessibilidade é a maneira de se garantir o acesso e o uso de todos os ambientes comuns e abertos ao público para todas as pessoas, inclusive para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Importante dizer isso porque a acessibilidade não é apenas garantir o acesso aos deficientes, mas sim para todas as pessoas, como idosos, obesos, gestantes, mães com criança de colo, pessoas com carrinho de supermercado e muitas outras situações. Nesse sentido, a arquitetura tem evoluído. O que no passado não era uma premissa ou um objetivo para a arquitetura passa a ser agora uma obrigação. Temos atualmente cerca de 25% de pessoas com deficiência e mais 13% com idade acima de 60 anos, o que representa 38% de toda a população brasileira com alguma dificuldade de acesso e uso dos ambientes que não são acessíveis. Esse é o grande desafio de nossa arquitetura atual, ou seja, incluir, integrar e garantir o acesso e o uso de todos os ambientes para todas essas pessoas.

 

PC&A: Em nossa conversa inicial, você falou em “uma nova forma de projetar”, ou seja, uma arquitetura que vai além de fazer projetos sem barreiras. Gostaria que você falasse um pouco mais sobre isso.

 

Ronchetti: Criar ambientes que tenham os três pilares da acessibilidade: autonomia, dando condições de a pessoa fazer sozinha o que precisa fazer; conforto para alcançar equipamentos, objetos, interruptores, comandos de janela etc; e segurança, em que os ambientes são construídos para evitar acidentes.

 

PC&A: Como vem evoluindo a questão da acessibilidade no Brasil? E em quais aspectos ainda precisamos melhorar?

 

Ronchetti: Estamos evoluindo bem e as leis de acessibilidade têm contribuído para isso. Se aplicadas de maneira correta, essas normas podem nos ajudar a atingir um nível exemplar de atendimento a toda a população. No entanto, alguns pontos ainda são carentes de muita atenção, como é o caso das calçadas brasileiras.

 

PC&A: Quais são as principais leis de acessibilidade no Brasil e que impactos elas provocaram nas construções e no modo de pensar os espaços?

 

Ronchetti: As principais são:

- Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal n° 13.146/15;

- Decreto Federal 5.296/2004;

- NBR 9050/2015 (Acessibilidade);

- Estatuto do Idoso (LF 10741/03);

- NBR 16537/2016 (Piso tátil);

- Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DF 6949/09).

O maior impacto é que essas leis obrigam o acesso a todos os ambientes de uso comum e abertos ao público das edificações, ou seja, nós não podemos apenas atender à pessoa com deficiência no térreo da edificação, mas garantir o seu acesso a todos os demais ambientes.

 

PC&A: Nenhuma empresa, no Brasil, poderá ter alvará de funcionamento se não considerar a acessibilidade dos portadores de deficiência física. Essa regra tem sido cumprida na prática?

 

Ronchetti: Exatamente, o Decreto Federal 5.296/04 e a Lei Federal 13.146/15 exigem o atendimento às leis de acessibilidade em todo o Brasil para a emissão do Alvará de Funcionamento para as empresas, de qualquer atividade. Isso é fiscalizado pelos órgãos públicos e tem sido cada vez mais exigido.

 

PC&A: Como você define acessibilidade aplicada?

 

Ronchetti: É uma forma descomplicada de demonstrar como conhecer e aplicar as leis e normas de acessibilidade aos projetos para termos obras 100% acessíveis. Dedico-me hoje a compartilhar todo o conhecimento e a experiência adquiridos com outros colegas e profissionais que também desejam um Brasil mais acessível a todos.

 

PC&A: É possível desenvolver um projeto 100% acessível? Quais são as suas principais dicas?

 

Ronchetti: Sim, é perfeitamente possível. Temos que garantir oito principais itens: calçada acessível, todas as entradas livres de barreiras e obstáculos, rota acessível interligando todos os ambientes no interior da edificação livre de barreiras e obstáculos, balcão de atendimento acessível, sinalização visual e tátil, com piso tátil direcional e de alerta, elevador, vaga de estacionamento para pessoas com deficiência e

 

para idosos e sanitário acessível. No sitewww.eduardoronchetti.com.br, há um eBook gratuito com as orientações para quem deseja realizar projetos e obras 100% acessíveis.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Placas para jogadores de basquete?

September 30, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes

March 21, 2019

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

11. 9 9160 4718

11. 4332 3144

SÃO PAULO

Realizamos projetos e laudos para todo o Brasil.

eduardo@eduardoronchetti.com.br

www.eduardoronchetti.com.br

  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
  • YouTube Social  Icon