Acessibilidade em Hotéis


Hotel é um estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes (seja a negócio ou a turismo), devendo estar preparado para receber todo tipo de cliente, com as mais diversas características; portanto deve estar adaptado para esta tarefa, através da adoção de conceitos da Acessibilidade.

Acessibilidade significa permitir e fornecer acesso para todas as pessoas, de forma igualitária, ao estabelecimento como um todo, e aos serviços prestados pelo mesmo.

Com a proximidade das Olímpiadas de 2016, o Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas de acordo com a Folha de SP.

Além deste grande contingente de possíveis hóspedes, o Ministério Público Federal começou a notificar os hotéis da necessidade de adaptarem-se de acordo com as normas de acessibilidade, visando uma prestação de serviços moderna e acessível.

Segundo o Censo realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, o Brasil conta com 45,6 milhões de pessoas que declararam ter ao menos um tipo de deficiência, ou seja, 23,9% da população brasileira, e a população ativa profissionalmente com pelo menos uma das deficiências investigadas representa 23,6% do total de trabalhadores no país.

Esta fatia de mercado representa uma conquista importante como público alvo de qualquer empreendimento comercial, cultural, ou de prestação de serviços.

Um hotel para se considerar acessível, correspondendo aos critérios da legislação, deve disponibilizar 10% de quartos acessíveis.

Em resumo, o hotel deve ter:

1. Calçada em frente ao imóvel adaptada;

2. O acesso principal de pedestre deve estar livre de degraus ou obstáculos. Deve ser garantido o acesso por meio de rampa ou elevador a partir desta entrada principal.

3. Balcão de atendimento acessível.

4. Todos os ambientes de uso comum e áreas de lazer do edifício devem estar livre de obstáculos.

Sauna, salão de jogos, salão de festas, academia e todos os demais ambientes devem ser acessíveis.

5. Deve ser instalado piso tátil para deficinete visual;